O mestre e o discípulo


clip_image001

Numa certa tarde, como de costume, o mestre e seu aprendiz caminhavam pela estrada que o levavam da cidade, para o templo. Durante a caminhada, ambos conversavam sobre diversos assuntos, e, com tolerância e sabedoria, o sábio mestre respondia com paciência e amor.
Já depois de meia hora de caminhada, o jovem questinou seu mestre, fazendo a seguinte pergunta: " - Mestre, sempre ouço o senhor ensinando as pessoas a confiar em Jesus, dizendo que somente Ele tem o poder pra nos salvar, curar, amar e abençoar. Mas, se Ele realmente nos ama, e tem a capacidade de nos amar, como, e porquê, existe tantas crianças e pessoas no mundo inteiro morrendo de fome, sede e doenças?"
Ao ouvir tal pergunta, o mestre continuou caminhando em silêncio. O jovem, atento, esperando pacientemente por sua resposta, já estava ficando inquieto.
Depois de um certo momento em silêncio, o jovem baixou a cabeça, sem questionar seu mestre, cobrando-o sua de merecida resposta. Crendo de que seu mestre não teria resposta para sua tal pergunta, ambos continuaram caminhando em silêncio, até que, logo à frente, havia uma pequena chácara, com uma família contendo 20 pessoas ao todo, cada um exercendo uma tarefa naquele local.
Uns construiam um celeiro, outros cozinhavam, outros cuidavam do plantio, enquanto outros cuidavam do campo e dos animais. Ao olhar tal situação, o mestre respondeu ao seu discípulo, dizendo: " - Meu jovem, você vê estas pessoas, e o que elas fazem?"
Talvez para o jovem, tal pergunta poderia não ter sentido, mas porém, respondera que sim.
Então o mestre continou, dizendo: " - Cada pessoa recebeu um dever. Cada um a exerce da maneira que achar correto. Talvez a façam de maneira incorreta e desleichada, mas, ainda assim, o fazem. Enquanto outros o fazem de maneira impecável, satisfazendo-se assim, com o resultado do seu ardil esforço. Portanto, cada ser humano vive da maneira que achar correto. Enquanto uns fazem o bem, outros fazem o mal, e assim, a vida vai seguindo em frente naturalmente. Cada ação, traz sua reação. Tudo aquilo que plantamos, nós colhemos. Portanto, assim como um único servente pode prejudicar todos na obra, uma só pessoa pode prejudicar uma família inteira, trazendo-a, a total desgraça. Por causa de uma única má obra, muitos sofrem. A culpa não é de Deus, se as pessoas não olham com amor e piedade para o próximo, ao invés do rancor e ódio. Afinal, Deus está sempre pronto para nos ouvir chamá-lo de Pai. Ele não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje, e será eternamente."
Depois de tal resposta, o jovem baixou a cabeça, e seguiu com sua jornada, ao lado de seu mestre. Com isso, aquele dicípulo aprendeu que mesmo com uma pequena ação, podemos fazer uma grande diferença. E aprendeu também, que o ato de servir a Jesus, é renunciar a si mesmo todos os dias.
Ewerson Dulce.

Um comentário:

  1. Se todas as pessoas lese essa refletisse´sobre tudo isso talvez se tornasse melhores e tentava fazer as coisas de maneira correta.

    ResponderExcluir